quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Protocolo

O Protocolo ou Diário de Bordo é uma prática utilizada no teatro desde há muito tempo. O protocolo, à grosso modo, é um registro dos ensaios, das oficinas, de testes, de vivências, das aulas de teatro. O protocolo é, pois uma ferramenta importantíssima capaz de promover uma reflexão contínua das experiências vividas em sala de ensaio. Quando lido, o protocolo nos leva a uma nova-outra reflexão. Ele pode ser meditativo, reflexivo e até mesmo confessional. Em linhas gerais as praticas experimentadas podem ser relatadas em forma escritas, gravada em áudio e/ou vídeo, em forma de desenhos, poemas, pinturas entre outros recursos e suportes.

A origem do protocolo em teatro é ligada muito possivelmente a uma metodologia do dramaturgo e encenador alemão chamado Bertolt Brecht, num dos momentos em que ele se questionava sobre a função pedagógica do teatro.

Em meio às novas tecnologias e o amplo acesso à internet, nada mais proveitoso que possamos utilizar a ferramenta e "mudar", assim, forma de se fazer o protocolo. Por isso foi propomos que esse diário seja feito via um blog para um amplo acesso de todos os participantes, sejam atores, sejam técnicos, e claro, olheiros de plantão. Aqui vale tudo: relatório mais ou menos formal, fotos, vídeos, desenhos, poemas, aforismos etc.

Ahh a única regra do jogo é: SE VISITOU, TEM QUE COMENTAR!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.