terça-feira, 2 de agosto de 2011

Protocolo primeira aula - 01/08/2011

Atividades:
a) Meditação:
"A palavra meditação vem do latim, meditare, que significa voltar-se para o centro no sentido de desligar-se do mundo exterior e voltar a atenção para dentro de si. Concentar intensamente o espirito em algo."

Começamos as atividades com o exercício de deitarmos no chão e meditarmos sobre nossas vidas, primeiramente nos desligando do mundo afora, dos problemas do dia-a-dia, e voltando a atenção para o caminho que temos trilhado na vida, desde a infância, adolescência, quando (e como) decidimos ser atores, até o momento atual.

Despertamos e botamos no papel as sensações que nos vinham à mente.

b) Instalação:
"Uma instalação (krafts) é uma manifestação artística onde a obra é composta de elementos organizados em um ambiente . A disposição de elementos no espaço tem a intenção de criar uma relação com o espectador. É uma obra de arte que só "existe" na hora da exposição, é montada na hora, e após isto é desmontada, sendo que de lembrança da mesma só ficam fotos e recordações."

Com base nas sensações apresentadas, nos reunimos em grupos formados de acordo com a similaridade das palavras e nos foi proposto pelo prof. montarmos uma instalação para a aula seguinte tendo como tema as palavras principais (sensações) de cada membro do grupo.

c) Cena (quem sou eu):
Em duplas, apresentamos uma cena com o objetivo de mostrarmos quem somos/o que queremos/o que fazemos/etc.

d) Condições:
O Prof. Felipe nos expôs suas condições de trabalho:
- horário de chegada (7:30pm)
- criar B-log para registro das atividades (colaborativo)
- divisão em comissões (figurino, cenário, caixa, etc)
- "O que for bom do passado, mantemos, o que for ruim, joga-se fora."

e) Reflexão:
Alguns conceitos para refletirmos...

PA2 > cena, ator criador/ator personagem, passado da personagem, lógica das ações/verdade das paixões, ação interna, gesto psicológico, subtexto, monólogo interno, instrumentos de expressão.

PA3 > ação transversante, contra-ação transversante, super-objetivo, acontecimento inicial da personagem, acontecimento principal da personagem, caracterização, memória emotiva.

PA4 > acontecimento inicial da peça, acontecimento principal da peça, ação transversante, contra-ação transversante, a semente da peça, a semente da personagem, super-objetivo da peça, super-objetivo da personagem, tempo-ritmo.

É isso aí galera, MERDA pra todos! Esse semestre promete!

2 comentários:

  1. O meu retorno a escola mostro-me que a decisão tomada é definitiva na questão da formação teatral. As aulas com o Felipe tem me causado revoluções interna, as quais me motivam a seguir o meu objetivo.
    A turma é muito boa e receptiva, pois não tive dificuldades de entrosamento.

    Nivaldo= Ysmael Hernandez

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.