terça-feira, 4 de outubro de 2011

Protocolo 26 e 27 de setembro

Segunda-Feira


Primeira Parte:


A aula iniciou-se com um seminário sobre a Idade Média e o Renascimento realizado pelas alunas Isadora, Fernanda, Julia e Stella.

O seminário foi conduzido da seguinte forma:



  • "Cartazes"

   Começamos analisando os cartazes que estavam localizados em dois corredores laterais. De um lado falava-se sobre a Idade Média e do outro do Renascimento. Havia informações sobre a arquitetura, pintura e escultura de ambos.

  • "Aula"
   Após estudarmos sobre os assuntos através dos cartazes, sentamos encostados na parede. O grupo ficou de frente conosco e começou a contar o que sabiam e haviam pesquisado sobre a Idade Média e o Renascimento.

  • "Dinâmica"
     Com a proposta de renascimento pessoal, o grupo propôs que passássemos em um túnel feito de pano preto localizado no centro da sala. Em volta deste túnel,  havia velas brancas. No momento em que entrávamos pelo túnel, a Stella dizia que deveríamos pensar o que queríamos que renascesse, o que queríamos deixar para trás. Quando saíamos, encontrávamos a Fe com uma frase de Boas Vindas. Após, éramos "batizados" pela Júlia, com os nomes dos personagens da peça que iremos realizar 'Rei Lear'. Por último, sorteávamos um papel com a Isa e depois de le-lo, ficamos analisando as nossas mudanças no espelho.

Ao fim, houve uma análise do seminário por parte do grupo que realizou e pelos demais. Acredito que todos gostaram muito da proposta do grupo. A "dinâmica" gerou sensações e reflexões em todos. Assim como as frases retiradas com a Isa, né Aloha?! Neste momento, alguns descobriram que estas frases faziam parte da peça. Acabamos brincando de descobrir de quais personagens eram as frases retiradas. 


Segunda Parte:

O professor Felipe dividiu os alunos em "nichos" para que gerássemos ideias de encenação da Cena I do Ato I. No final, acabamos nos juntando para pensarmos em como estaríamos quando os espectadores estivessem entrando. Foram levantadas algumas ideias e algumas foram executadas. E foi a partir deste ensaio, que conseguimos perceber o que poderia ou não dar certo. Experimentamos pela primeira vez a encenação em forma de espelho. Acredito que inicialmente estava meio confuso, não sabíamos o que fazer, frequentemente até mesmo as palavras ditas tantas vezes nas improvisações, nos faltavam. Mas tudo bem, era apenas uma tentativa, um desafio, um ensaio. A aula acabou com a missão de melhorarmos essa cena para a próxima aula. 



Terça-Feira

Primeira Parte:

A aula começou com a apresentação do seminário sobre A Vida de Shakespeare, pelos alunos Aloha, Ivo, João, Pri Ferreira, Pri Tamelini e Thayse. 

As partes que formaram o seminário, foram:

  • "Sensações"
     O seminário começava desde a entrada das pessoas na sala de aula. Em um ambiente escuro, apenas com lanternas localizadas nas escadas, os alunos eram chamados a ficarem dispostos da maneira que se sentissem melhor pela sala. Ainda com a luz apagada, iniciou-se a contação resumida da Vida de Shakespeare. Ao passo que a história era contada, elementos eram introduzidos para que os sentidos e a imaginação fossem aguçados, tais como cheiro de talco (nascimento) e fósforo queimando (destruição do The Globe Theatre). Houve uma pequena introdução sobre a dramaturgia de Shakespeare, relatando seus 4 períodos. Esta parte, encerrou-se com a encenação do momento em que Shakespeare escrevia seu testamento.


The Globe atualmente

  • "Fofocas"
     Com a ideia de entreter e divertir os demais, optou-se por contar algumas curiosidades através de um programa de fofoca em que o Aloha se mostrou um ótimo ator, né?! Não consigo dizer qual foi o impacto desta parte, pois não lembro de nenhum comentário, mas acredito que o grupo conseguiu ao menos quebrar o clima meio sério, que havia quando estavam apenas contando a vida de Shakespeare. 

  • "Cartazes"
     A apresentação se encerrou com alguns cartazes fixados no espelho com algumas imagens e explicações sobre a Vida de Shakespeare.


Após a apresentação, iniciou-se uma análise do trabalho por parte do grupo e dos demais alunos. Aproveitou-se para contar alguns acontecimentos e detalhes que não foram relatadas na primeira parte do seminário. Houve muitas especulações principalmente sobre a questão da autoria de Shakespeare, pois alguns estudiosos e pesquisadores acreditam na hipótese de que ele não seja realmente o autor das próprias obras. Não conseguimos chegar a nenhuma conclusão em relação a sua identidade, mas será que isso realmente importa? A vida não é cheia de segredos também?

Segunda Parte:

Começamos com a encenação da Cena I do Ato I, que ensaiamos na aula passada. O objetivo era mostrar nossas ideias iniciais ao Felipe, sem sua interferência. A cena começava com a entrada de Gloucester, Kent e Edmundo pela porta da sala de aula. Enquanto isso, os demais personagens estavam imóveis e dispostos aleatoriamente pela sala. Após o soar das fanfarras, houve a movimentação de todos e continuou-se a cena. De um lado havia um núcleo que proclamava as palavras do texto segundo suas personagens e do outro havia um núcleo composto apenas de filhas, que agiam conforme as palavras ditas pelo outro núcleo. O núcleo responsável pela ação, optou por encenar com argila, tinta vermelha e colares. 


É claro que a cena ficou ruim, é claro que não nos preparamos o suficiente, é claro que não estávamos concentrados, nem animados, nem nada. Mas foi um começo. No final, o professor Felipe iniciou um trabalho ao menos com a entrada dos espectadores. Algo ligado com a concentração, ao silêncio absoluto e imobilidade. Eu estava no banheiro tirando a tinta e não participei. Se alguém puder relatar melhor essa parte, agradeceria! 

É isso aí pessoal, ninguém falou que ia ser fácil. O desafio é enorme, mas não vamos desistir!

Finalmente, acabo aqui meu protocolo.
Bjos
Pri










4 comentários:

  1. Poxa Pri, você bloga muito bem viu... Escreve muito bem, de forma clara e concisa, e consegue passar o subtexto através do texto. Digo isso pois, apesar de não estar presente na última semana, tive a sensação, após a leitura, de ter vivenciado todas estas experiências com vocês.

    Bjo e obrigado!
    Cadu

    ResponderExcluir
  2. Ahhh faltou meu nome ai também :( haha Beijosss
    PS: o relatório ficou ótimo mesmo!!

    ResponderExcluir
  3. Mto bom Pri!!!! Agora podiam ir no meu Relatório pessoal do mês de Setembro e falar bem dele tb né gente! Hhuahauhauhaua

    ResponderExcluir
  4. Desculpa Tha.
    Mas já me retratei...hehehe..

    Obrigada pessoal =)

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.